quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mudança, a base do desenvolvimento




      "Era uma vez uma tribo pré-histórica que se alimentava de carne de tigres de dentes de sabre. A educação nesta tribo baseava-se em ensinar a caçar tigres de dentes de sabre, porque disto dependia a sobrevivência de todos. Os mais velhos eram os responsáveis pela tarefa educativa. Passado algum tempo os tigres de dentes de sabre extinguiram-se. Criou-se um impasse: o apego à tradição dos mais velhos exigia que se continuasse a ensinar a caçar tigres de dentes de sabre; os mais jovens clamavam por uma reforma no ensino. O impasse perdurou por muito tempo. Mais precisamente até um dia que, por falta de alimento, a tribo extinguiu-se também." ¹


Pelo aprendizado que tive neste bimestre na cadeira de Mídias e Educação, ao ler este texto pude me teletransportar para o pensamento das mídias na contemporaneidade.  Estamos passando por um mesmo tipo de vivência, o da transformação, da mudança. Escuto repetidamente meu professor de Psicologia da Educação, Paulo de Sousa, que diz: "quando não há mudanças, não há desenvolvimento. O desenvolvimento necessita da mudança" e concordo plenamente com ele. Quero dizer que no mundo da tecnologia em que vivemos, não há como fugir, devemos nos adaptar, perceber o quanto de bom e útil estas mídias são e desenvolver em alunos a capacidade de usar as mesmas não só como entretenimento ou informação, mas como conhecimento. Educadores devem desenvolver a capacidade de avaliação de programas úteis para interagir com o pensamento tradicional "só aprendemos na escola". Não! Não aprendemos só na escola, aprendemos todo o dia, aprendemos com nossos pais, com animais, com os exemplos dos outros, somos educados e reeducados constantemente. 
Não há coerência ter tantas formas de usar as mídias a favor de algum propósito e manter a mesmo pensamento linear.




Um comentário:

  1. Oi C@rol! Muito interessante o teu blog. Gostamos muito da forma como ele está organizado, ficou bastante atratativo. A partir das tuas postagens podemos perceber o quanto a disciplina tem te instigado a problematizar inúmeras questões contemporâneas, sobretudo sobre a mídia. Achamos muito pertinente a citação que trazes para repensarmos sobre a educação, e mais especificamente, o ensino de algumas coisas obsoletas que não servem para o tempo que vivemos. Beijos, Juh e Aline.

    ResponderExcluir