quinta-feira, 3 de maio de 2012

É preciso estar atento




"Logo pequeno me colocaram na frente daquela telinha colorida para me fazer para de correr pela casa. De início, os programas eram inocentes, mas o tempo passa e os programas mudam... É bem claro a forte influência que a TV exerce na minha vida atualmente. Ditando moda, conceitos, costumes e até pensamentos.  Passando informações sutis que causam impactos fortes. Hoje cresci e graças a televisão aprendi tudo que sei, pois meus pais não se importavam comigo, não me orientavam. Virei emo e homossexual, meu pai me julga por meus comportamentos, vive triste e doente, mas o que importa é ser feliz, temos que aproveitar as coisas voas da vida... é ou não é!" ( Depoimento de um jovem paulistano que pediu para não ser identificado) ¹


 Segundo o site Creio, quando adolescentes terminam seus estudos escolares (ensino médio) eles passaram mais tempo em casa, na frente da TV do que na escola, em sala de aula. 

"Não há discordâncias quanto ao fato de que a televisão pode entreter, informar e acompanhar as crianças, pode também exercer influências indesejáveis." ²

Devemos saber o quanto a televisão tem se tornado importante na era atual, mas impor limites é fundamental. O tempo que crianças e adolescentes passam vidrados na telinha é muito maior que o permitido, com isso perdem momentos do desensolvimento importantissímas, tais como: leitura, interação com a família, desenvolvimento social, brincadeiras, entre outros.

Creio também cita desvantagens de crianças que permanecem mais que o tempo previsto assistindo televisão, "correm um risco muito maior de:

  • fazer menos exercícios;
  • ler muito menos;
  • aumentar de peso;
  • apresentar pior desempendo escolar.' ³




É preciso ter cuidado. Muitas vezes as falhas nas etapas do desenvolvimento da criança é culpa inteira dos pais que ao não querer o filho correndo pela casa, como na primeira citação, acabam por deixar que a TV "exerça" a vida deles. 

Considero pertinente colocar aqui um vídeo de desenho animado, onde a personagem faz a seguinte pergunta: "De onde vem a televisão?"  








REFERÊNCIAS:

¹: Repórter de Cristo - Em: http://www.creio.com.br/2008/vida01.asp?noticia=135 

² Creio: http://www.creio.com.br/2008/vida01.asp?noticia=135 acessado 01/05/2012 às 21:35

³: idem à 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário