Instiga conhecer crianças citadas como "na moda". Por quê pensam desta forma? Por quê querem estar na moda? Quão prazeroso é?
Pessoalmente, considero inconformável ouvir crianças dizendo que não serão felizes se não ganharem tal roupa, tal calçado, tal brinquedo. A televisão cria um modo de felicidade, garantindo uma alegria momentânea. Momentânea sim! Pelo fato de ter "bombardeios" comerciais de venda de produtos, crianças querem tudo imediatamente. Quando os pais (educadores) satisfazem a vontade e compram determinada mercadoria, a mesma é, em questão de pouquíssimo tempo, esquecida, dando espaço para o querer outra "coisa". Este desejo constante de consumo vem através da mídia, da televisão que fala diretamente com o público infantil. As crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o querer.
Através do vídeo podemos observar o quanto a mídia absorve a infância impondo modos de ser e agir. Meninas de seis anos conhecem marcas como: "hello kitty" "barbie" "melissa-ou-melissinha", mas não sabem o que é uma minhoca; conhecem todos tipos de bolachas e salgados, mas não reconhecem frutas e verduras.
Os pais devem tomar cuidado com essa publicidade toda, pois, enquanto os anunciantes obtêm lucro com propagandas, as crianças sofrem o prejuízo de uma infância falida.
Este documentário nos mostra um resultado devastador, nos faz refletir sobre o papel dos pais e responsáveis dentro de um cenário perplexo e sobretudo sobre o futuro da infância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário