sábado, 21 de abril de 2012

Construção de sujeitos atráves das mídias

            As mídias participam da construção dos sujeitos pela proporção na qual é inserida no cotidiano dos mesmos. Propagandas cercam as pessoas, induzem, seduzem. Todo o cuidado é pouco perante um comercial considerado banal aos olhos de quem não os estuda. Folders com anúncios como “Saiba tudo sobre o mundo da informática e ainda ganhe uma bicicleta fazendo sua matrícula” distorcem a percepção do individuo, fazendo-o pensar que está realmente ganhando a bicicleta quando na verdade está pagando em prestações pequenas ao decorrer do curso.
A população em geral é tão induzida por estes meios de comunicação social que não percebem o quanto tornam-se vulneráveis diante deles, pessoas justificam suas compras excessivas com frases como: “compro, pois me sinto melhor”; “gastei todo meu dinheiro de tanta raiva que estava do meu (minha) namorado (a)”; “adquiri um sapato novo para diminuir o estresse vivido no trabalho”; etc., como se este vício de querer sempre mais acabasse com algum tipo de dor, angustia ou estresse.  Não pensamos isso sozinhos, não foi a toa que alguém creu que ir ao shopping diminuiria dores emocionais. A mídia nos levou a pensar assim mostrando pessoas felizes e sorridentes dentro de lojas, pessoas contentes ao realizarem a compra.
Analisemos a propaganda da Bombril, o interlocutor fala diretamente com as mulheres “minha querida dona de casa”, excluindo a probabilidade de ser um homem a usar o produto. Comerciais deste tipo geram preconceito, insinuando que a mulher deve lavar a louça e cuidar da casa.
Devemos prestar atenção também ao endereçamento a qual os comerciais são direcionados e a questão dos horários, é tudo esquematizado. Pela manhã em canal aberto temos “Mais Você” com receitas de culinária (endereçamento: donas de casa, cozinheiras); logo após desenho animado (crianças; horário em que estão acordando); jornal do almoço, momento em que a família está reunida; enfim, uma série de programas que aglomeram os espectadores certos. Por que jogos de futebol são passados a noite? Pois é o horário que os homens encontram-se em casa, e a maioria das pessoas que assistem ao futebol são os homens. Simples, basta que pensemos. As produções são baseadas nos horários em que o público alvo está em casa.
A partir de reflexões, estamos certos de que desenvolver conceitos midiáticos nas escolas tem fundamental importância. Questionar crianças e jovens sobre as tarefas de casa e habilidades, pedir que desenhe os afazeres de meninos e as de meninas e discutir sobre pode ser um ótimo exercício. Construir um pensamento critico, abordando perguntas como: por que menina lava louça e menino não, se menino tem as mesmas condições física que a menina. Por que o sexo masculino é considerado melhor que o feminino em direção de automóveis se é provado que os acidentes tem mais envolvimento com homens do que com mulheres, e diversas outras perguntas que faça com que os alunos pensem a respeito desta problematização.

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